Casa autossustentável na Austrália produz sua própria energia, água e comida


Construir uma casa autossustentável pode envolver um investimento inicial mais alto, mas geralmente vale a pena a longo prazo, graças à redução das contas de energia e água.
Pensando nisso, os moradores dessa casa dos anos 80 resolveram reformá-la buscando aumentar a sua eficiência. Agora nela se produz a própria comida, energia e água, seguindo os preceitos da permacultura.


Geoff Carroll e Julie Young trabalham como consultores em uma empresa que ajuda clientes a lidarem com a hiper urbanização e mudanças climáticas e decidiram viver mais de acordo com essa filosofia de sustentabilidade. Começando pela casa onde vivem, para isso contrataram a CplusC Architectural Workshop para fazer essa renovação.
casa autossustentavel na austrália
O resultado dessa reforma, chama-se Aquas Perma Solar Firma, uma casa dominada por recursos sustentáveis.


Energia

casa-autossustentavel-interior
A casa teve seu número de quartos reduzidos de quatro para dois visando a criação de mais espaços abertos, permitindo maior entrada de luz solar, o gasto com iluminação reduziu drasticamente.

No interior, um pátio central permite a brisa natural para refrescar a casa no verão e fornece uma ligação visual constante à natureza e ao ar livre que muitos terraços internos da cidade carecem.
casa autossustentável interior

A energia elétrica é fornecida de forma limpa, por um sistema de geração de energia fotovoltaica de 3KW que alimenta a operação da casa e o carregamento do carro elétrico do casal.
A nova estrutura vazada da moradia permite maior performance térmica, ou seja, menos necessidade de controladores de temperatura artificiais, como ar condicionado. Outro fator de economia energética.
casa autossustentável escada

Água
Uma corrente afunila a água da chuva em um tanque subterrâneo que é usada para lavar roupa, descarga dos banheiros e para irrigação dos jardins. A água do banho, por sua vez, é aquecida por um sistema de aquecimento solar.

 
casa autossustentável patio interno


Comida

A casa também possui um sistema fechado de aquaponia para coleta de peixes, compostagem, uma fazenda de minhocas e um galinheiro trabalhando em harmonia com uma horta produtiva
Para quem não sabe, aquaponia é um ecossistema que envolve um tanque de peixes, em que a água do tanque, rica em bactérias e nutrientes provenientes dos excrementos dos animais, é utilizada como fertilizante para as plantas do jardim.
casa autossustentavel galinheirocasa autossustentavel sistema de alimentação
O pátio central virou uma pequena horta, onde foram instalados jardins verticais de forma a aproveitar o máximo de espaço e aumentar de forma inteligente a área verde da casa.
Axact

Magal

Um Blog para os apaixonadas por plantas, paisagismo, jardins e a natureza. Seja bem-vinda(o). Deixe seus comentários.

Post A Comment:

0 comments:

Gostou, tem sugestões? Escreva-nos